Os 3 tipos de Sistemas Fotovoltaicos

O sistema fotovoltaico gera energia elétrica por meio de painéis solares instalados em residências, comércios, indústrias ou por meio da criação de usinas solares. As células fotovoltaicas dos painéis solares convertem a radiação solar em energia de corrente contínua, que pode ser produzida até em dias nublados. Existem três formas mais utilizadas para o funcionamento de um sistema fotovoltaico: on-grid, off-grid e híbrido.


O sistema on-grid é conectado à rede elétrica de distribuição de energia. Nesta forma de instalação, o valor da conta de energia é reduzido, pois a energia excedente é alocada na rede pública e se converte em créditos compensados no valor da conta.




O sistema off-grid não é conectado à rede elétrica de distribuição e o armazenando da energia solar é alocado em baterias. A energia armazenada nas baterias é distribuída de forma direta para os equipamentos domésticos e eletrônicos. Este modo é muito utilizado em locais que não são aten­didos pela rede de energia.



O sistema híbrido tem sua operação de modo simultâneo, entre on-grid e off-grid, fazendo com que ocorra o trabalho conectado à rede enquanto o banco de baterias está carregando, e vice-versa.




314 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo