O que é a tecnologia BIM?

O BIM, a Modelagem de Informações da Construção, é uma maneira eficiente de reunir todas as informações de uma construção de forma integrada e organizada durante todo o ciclo de desenvolvimento, gerenciamento e execução do projeto.

A tecnologia permite criar digitalmente modelos virtuais precisos de uma construção com informações detalhadas de cada parte do projeto, o que possibilita uma melhor análise, controle e previsão de possíveis erros. Com o BIM, é possível integrar diferentes softwares a fim de reunir todos os dados em um único local, facilitando o compartilhamento do projeto entre todos os profissionais durante o processo de construção.

Além de acompanhar o andamento do projeto e da obra com precisão, a aplicação do BIM nos projetos apresenta vantagens competitivas aos seus concorrentes, como por exemplo, a apresentação de um projeto totalmente integrado com intercâmbio de informações entre todos os profissionais envolvidos, custos mais controlados e precisos, como também novas possibilidades para efetuar simulações de avaliação da eficiência energética e sustentabilidade com maior assertividade.

Com isso, o projeto se torna mais completo e o uso das tecnologias fornece informações aprofundadas de cada parte da evolução de uma construção, permitindo a atualização do modelo e desenho em tempo real.

A utilização do BIM está cada vez mais presente no setor da construção civil, principalmente por sua capacidade de solucionar problemas como a gestão de projetos e a compatibilização entre eles.







62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo