Geração compartilhada, Autoconsumo Remoto E Múltiplas unidades

Atualizado: Jan 4

No final de 2015, foi criada uma modalidade de geração distribuída, a ‘geração compartilhada’, que permite a união de dois ou mais consumidores com o mesmo CPF ou CNPJ compartilharem da mesma energia gerada por um só sistema, desde que este e todos os participantes estejam dentro da mesma área de concessão da distribuidora.

Dentre as principais alterações trazidas pela nova resolução, todas benéficas para os consumidores, está o aumento do prazo para uso dos créditos energéticos, que passou de 36 para 60 meses. Além disso o prazo

prazo dado as distribuidoras para analisarem e aprovarem a solicitação de acesso e conexão do sistema a sua rede elétrica, que diminuiu de 82 para 34 dias, e também a redefinição da potência para sistemas de micro e minigeração.



Além da geração compartilhada 2 novas modalidades para a geração distribuída foram adicionadas, permitindo novos consumidores e possibilidades de negócios, uma vez que essas novas modalidades permitiram, entre outras coisas, que aqueles consumidores sem espaço para a instalação de um micro ou minigerador em seu local (como moradores de apartamentos) pudessem instalar estes em outro local e fazer uso dos créditos de energia.

As outras modalidades introduzidas foram:


Empreendimento com múltiplas unidades consumidoras

Essa modalidade é caracterizada pela utilização da energia elétrica de forma independente, na qual cada fração com uso individualizado é constituída por uma unidade consumidora e as instalações para atendimento das áreas de uso comum constituem uma unidade consumidora distinta. Cada unidade consumidora deverá estra localizada na mesma propriedade ou em propriedade contíguas.


Autoconsumo remoto

Esta modalidade utiliza a titularidade de uma mesma Pessoa Juridica, incluídas matriz e filial, ou então utiliza Pessoa Física, que possua unidade consumidora com microgeração ou minigeração distribuída em local diferente das unidades consumidoras, dentro da mesma área de concessão ou permissão, nas quais a energia excedente será compensada. Além disso, há a possibilidade de instalação de um sistema que gerará um excedente de energia, do qual você poderá enviar para outro imóvel.

27 visualizações
logo 1.png

GSH Engenharia LTDA ME

CNPJ: 28.252.035/0001-37 – CREA-SP: 2186030

(14) 4141-0125 (14) 98228-6899

Edifício Centro Empresarial das Américas

Av. Nações Unidas, 17-17 - sala 1114 - Vila Santo Antônio, Bauru - SP, 17013-905, Brasil

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone YouTube

GSH Engenharia LTDA ME. 2020 © Todos os direitos reservados

Site criado por GSH Engenharia LTDA.