As vantagens da utilização do BIM em projetos hidráulicos, elétricos e de combate a incêndio.

Você conhece as vantagens do uso de plataforma BIM para a elaboração de projetos elétricos, hidráulicos e de combate a incêndio?


A tecnologia permite integração entre o modelo tridimensional do projeto com o cronograma de atividades, análise de custos, permitindo que todas as etapas da obra sejam visualizadas e, consequentemente, possibilita o melhor planejamento para desenvolvimento e execução da construção.


PROJETO HIDRÁULICO


O projeto hidráulico é definido como a concepção dos sistemas de distribuição de água quente, fria e o recolhimento de esgotos. O que aliado ao uso de bons materiais e correta instalação, evita erros de montagem, economizando tempo e dinheiro.


Investir em um projeto hidráulico de qualidade através do uso do BIM, pode-se evitar possíveis patologias e inconformidades, como tubulações expostas, retorno de gases fétidos, ineficiência de pressão de aguá, além de proporcionar um melhor desempenho e vida útil da edificação.


PROJETO ELÉTRICO


Com o uso do BIM em projetos elétricos, é possível simular toda a edificação em modelo virtual e efetuar diversas analises no protótipo. No entanto, pode-se antecipar problemas de compatibilidade, além de obter planejamentos e custos mais controlados e precisos.


Algumas vantagens a serem evidenciadas em escolher plataforma BIM para desenvolvimento em projetos elétricos são as de geração de desenhos inteligentes com a informação paramétricas, ambiente CAD 2D e 3D integrado aos cálculos, visualização 3D e compatibilização tridimensional com análise de interferências, planejamento, orçamento, gerenciamento da manutenção e análises de sustentabilidade.


PROJETO DE COMBATE A INCÊNDIO


O projeto de combate a incêndio é fundamental e estabelece todas as necessidades e visa garantir a segurança do imóvel e dos usuários do local. Dessa forma, é exigido pelo Corpo de Bombeiro a fim de evitar situações de risco. O projeto de combate a incêndio completo é constituído por plantas, cálculo populacional, cálculo hidráulico e ART (Anotação de responsabilidade técnica), e é necessário antes de ser apresentado ao Corpo de bombeiro a planta seja assinada por um responsável técnico.


O uso do BIM em projetos de combate a incêndio conta com algumas vantagens, como o layout personalizado de acordo com as necessidades do cliente, posicionamento correto dos materiais e sinalizações, redução no custo da obra (evita desperdício de materiais e aumenta a eficiência da mão de obra, além de manter uma melhor facilidade para eventuais manutenções.









18 visualizações
logo 1.png

GSH Engenharia LTDA ME

CNPJ: 28.252.035/0001-37 – CREA-SP: 2186030

(14) 4141-0125 (14) 98228-6899

Edifício Centro Empresarial das Américas

Av. Nações Unidas, 17-17 - sala 1114 - Vila Santo Antônio, Bauru - SP, 17013-905, Brasil

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone YouTube

GSH Engenharia LTDA ME. 2020 © Todos os direitos reservados

Site criado por GSH Engenharia LTDA.